23 de outubro de 2010

Blairo Maggi "ecologicamente correto": Mudança real ou mero marketing?


Tem-se observado nas últimas décadas que, seja forçado por exigências legais, seja se adequando a fortes pressões externas, o setor produtivo vive um momento de transição quanto à adoção ou não de práticas de produção social e ambientalmente corretas.

Nota-se que a maioria das instituições, que hoje pratica a responsabilidade socioambiental, passou por um duro processo de aprendizagem.

Um exemplo disso é o ex-governador do MT, Blairo Maggi, recém eleito Senador, também conhecido como “magnata da soja” e grande produtor de gado bovino.
Alvo frequente dos ambientalistas, tendo recebido em 2005 o Prêmio Golden Chainsaw (Prêmio Motoserra) do Greenpeace, Blairo Maggi também é famoso pela prática do desmatamento indiscriminado.

 Em reportagem entitulada “As histórias de cidadãos reflexivos que estão tentando fazer grandes idéias verdes uma realidade” uma das revistas mais lidas do mundo, a "Newsweek", cuja capa traz a chamada “Quer salvar o planeta? Faça um hambúrguer verde – e nove outras soluções radicais". Ou seja, a “carne verde” que o nobre Senador diz produzir encabeça a lista dessas idéias ecologicamente corretas. Segundo a reportagem, o discurso atualmente do produtor é "desenvolvimento sustentável, créditos de carbono, desmatamento evitado, carne verde".

Tudo indica que sua postura está mudando (ou será só uma jogada de marketing?).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário